A Fase Bravo de combate aos incêndios florestais começa este domingo. Esta, que é a segunda fase mais crítica do ano, prolonga-se até 30 de Junho, e envolverá o seguinte dispositivo, segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção civil:
– Combatentes – 6.438 (6.651 em 2010);
– Veículos – 1.476 (1.528 em 2010);
– Meios Aéreos – 24 (34 em 2010).
Estes números mostram a diminuição dos meios em relação ao ano passado. Integram esta fase bravo elementos várias equipas – Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR (GIPS), Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA), Polícia de Segurança Publica (PSP), Autoridade Florestal Nacional (AFN), Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e AFOCELCA, embora o maior número de elementos e força fundamental desta força continue a ser a dos Bombeiros (2411 elementos, mais 242 elementos das FEB – ‘Canarinhos’).
Nesta fase, a nossa corporação não terá nenhuma equipa (ECIN) a integrar este dispositivo. Somente na próxima fase, a fase Charlie, estas equipas serão constituídas.
Entretanto, e antecipando o “calendário oficial”, os bombeiros de vizela combateram ontem 2 fogos florestais, ambos em Tagilde. O primeiro em Outeiro de Fogo, envolveu 5 homens e uma viatura, tendo sido consumida uma área reduzida de mato e Eucalipto. Já ao início da noite, na Calçada da Boavista, 9 bombeiros auxiliados por 2 viaturas, combateram novo incêndio florestal, durante cerca de 3 horas.