Mais de 40 hectares de mato e floresta consumidos pelas chamas são o balanço de uma semana de um elevado número de ocorrências, e de grandes dimensões, na nossa área.
No dia 06 de Julho, pelas 15H58 horas, um incêndio florestal, no lugar dos Tanquinhos, freguesia de Santo Adrião, para onde foi accionado o VRCI 02, com 5 bombeiros (ECIN). No local verificou-se a existência de uma incêndio em povoamento, com uma frente, propagando-se pela encosta com alguma intensidade. Foram accionados pelo CDOS de Braga, um helicóptero ligeiro de combate a incêndios, 1 viatura e 5 bombeiros dos B.V. Fafe, 1 viatura e 2 bombeiros dos B.V. Riba D’Ave e posteriormente mais 1 viatura dos B.V. Taipas, com 5 bombeiros.
Posteriormente, surge um novo foco de incêndio próximo ao inicial, tomando o incêndio grandes proporções. Existiu a necessidade de se reforçarem os meios e dado o número de meios existentes no teatro de operações com um VLCI e 3 bombeiros devido aos difíceis acessos, tendo assumido o comando das operações o Comandante dos Voluntários de Vizela, Paulo Oliveira.
Neste combate estiveram 23 elementos apoiados por 5 viaturas e um meio aéreo. Dada a extensão do incêndio, existiu a necessidade de se efectuar uma prolongada vigilância para combater possíveis reacendimentos.
Esta vigilância foi efectuada inicialmente pela ECIN de Vizela e com o apoio de voluntários. Nos restantes dias foi feita a vigilância pela ECIN e também pela EIP. No entanto, no dia 07 de Julho um incêndio deflagrou nas proximidades e houve a necessidade de se enviar para o teatro de operações 15 elementos apoiados por 4 viaturas. As operações deste incêndio terminaram no dia 08 de Julho pelas 13:25, resultando numa área total de 40ha consumidos, sendo 23ha de mato, 15ha de Eucalipto e 2ha de Carvalho.
Simultaneamente ao alerta de Santo Adrião, foi recebido um alerta para um incêndio agricola, no lugar das Barrocas, freguesia de Moreira de Cónegos, que foi accionado o VRCI 03 com 5 elementos (3 EIP e 2 Voluntários) que à chegada ao local, verificou-se com um incêndio num campo agricola com algumas proporções. Foi necessário um VLCI para o local, tendo sido accionado o VLCI 02 com 2 bombeiros. Com um total de 7 bombeiros e 2 viaturas, este incêndio consumiu uma área de 1ha de feno.
Pelas 17H50 alerta para um incêndio florestal, no monte das Presinhas, freguesia de S. Miguel, para onde foram accionados o VRCI 03 com 5 bombeiros, o VLCI 04 com 4 bombeiros e o VLCI 06 com 3 bombeiros. Deste incêndio resultou uma área ardida de 2ha de Eucalipto e Mato, tendo as operações terminado às 03H00 do dia 07 de Julho, envolvendo 3 viaturas e 17 Bombeiros, com substituição da guarnição do VRCI por volta das 22H50 por 5 Bombeiros, para que uns descansassem e outros se mantivessem em vigilância.
Estas ocorrências estão em investigação pelas autoridades, para a determinação das causas das ignições.