De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, o estado do tempo sofrerá alteração significativa a partir de amanhã, sábado, dia 22. Domingo, um sistema frontal deverá dar origem à ocorrência de precipitação que ao final da tarde e madrugada de segunda-feira, poderá ser forte e acompanhada de trovoada e granizo. O vento irá aumentar gradualmente de intensidade ao longo do dia.
Estas previsões levaram a Autoridade Nacional de Protecção Civil, em comunicado, a alertar para a tomada de certos cuidados, sugerindo medidas de autoprotecção:
-
a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas
-
uma condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas
-
a fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes ou placards
Prevê-se que estas condições do estado do tempo, caracterizadas por precipitação por vezes forte e temperaturas consideravelmente inferiores às que se têm registado nos últimos dias, se mantenham durante a semana.