Simulacro de Incêndio Urbano deu início às comemorações do 135 º Aniversário (fotos)

Presenciado por largas centenas de pessoas, realizou-se com sucesso o Grande Simulacro de Incêndio Urbano, que deu início – este Sábado, dia 5 – às comemorações do 135º Aniversário da Associação.

Um complexo exercício de treino dos bombeiros, com fogo real, aliado a uma componente de som, luz e imagem, permitiram uma mostra espetacular da atividade dos bombeiros.

O simulacro inicio-se com a projeção de um pequeno filme, que pretendeu definir a situação (uma explosão de gás) e servir também como alerta e pedagogia para certos comportamentos de risco. No seguimento desta explosão, e após o alerta dado aos bombeiros, assistiu-se ao tratamento do alerta no quartel e posterior deslocação de meios para o local.

Os primeiros bombeiros a chegar ao local procederam a uma avalização da situação, dando prioridade à evacuação de vítimas (o sucesso de alguns deste resgastes foram acompanhados por aplusos espontâneos por parte dos muitos espetadores do simulacro), desenrolando-se posteriormente o ataque ao incêndio, com várias contingências criadas, que possibilitaram a utilização de várias técnicas e abordagens diferentes.

No final, o sentimento de satisfação era geral, com a noção que os objectivos tinham sido atingidos. Todos os aspetos operacionais serão agora analisados pormenorizadamente, no sentido de confirmar procedimentos e eventualmente detetar possiveis melhorias.

Este simulacro teve o apoio da Junta de Freguesia de Nespereira e da Ovasom (empresa de aluguer de som, imagem e venda de instrumentos musicais, no Centro Comercial Caravela, em Vizela)