no images were found
PORQUÊ LIGAR 112
Todos nós somos parte do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e por isso é fundamental que cada um de nós compreenda o seu funcionamento.
Sempre que precisar de ajuda deve ligar 112. A sua chamada vai ser atendida por um agente da autoridade que, dependendo do seu pedido, reencaminhará para a instituição de apoio.
Assim, sempre que ligar 112 informe apenas do que precisa, ou faça uma breve descrição (ex. preciso de uma ambulância – será reencaminhada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – CODU. Ou preciso da GNR/PSP e a chamada será reencaminhada para as forças de segurança local).
Ao ligar 112 será feita uma triagem para desta forma se puder enviar os meios necessários á situação que se encontra, por exemplo, apenas uma ambulância e/ou também o Veículo Médico de Emergência e Reanimação – VMER. Desta forma estão a aproveitar-se os recursos necessários e indispensáveis á situação e ainda diminuirá os recursos financeiros.
Para a eficácia das acções sejam produtivas e visíveis é necessário que todos saibamos ter em consideração o seguinte:
- Contacto de onde está a ligar (caso seja preciso ligar de volta)
- Local, se possível com pontos de referência
- Situação (acidente, queda, doença súbita (desmaios, dores, convulsões), intoxicação, afogamento, queimadura, atropelamento, acidente de trabalho)
- Nº de vítimas
- Queixas principais (se conscientes, se falam, se conseguem andar)
- Doenças conhecidas
- Aguardar pelas instruções do operador (poderá dar informação que pode ser muito útil e que até podem salvar a vitima, por exemplo colocar a vitima de lado para poder respirar por ela. Ao mesmo tempo enviará o auxílio mais apropriado.)
- Esteja sempre atento á chegada do auxílio e indique o local.
Lembre-se que está sempre um médico responsável pelo envio do apoio.