Os bombeiros de Vizela foram escolhidos para serem uma das corporações de bombeiros a possuírem desfibrilhadores automáticos disponibilizados pelo Instituto Nacional de emergência Médica (INEM) no âmbito do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE)
As corporações foram escolhidas em função de critérios epidemiológicos de paragem cardio-respiratória, ou seja, do número deste tipo de ocorrências.
O Desfibrilhador Automático Externo é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em situação de paragem cardio-respiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico. O DAE regista som, electrocardiograma, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido. É indispensável para uma melhor assistência médica às vítimas de paragem cardio-respiratória e terá como reflexo a melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos.
O INEM vai realizar 31 cursos de formação, o que vai permitir que os elementos dos bombeiros fiquem habilitados a utilizar estes equipamentos, que serão seguidamante disponibilizados às corporações.
Dos bombeiros de Vizela serão habilitados 6 bombeiros, que estão neste momento em formação.