Devido às previsões de calor intenso, com o consequente aumento do perigo de fogos florestais, a Protecção Civil colocou em alerta amarelo todos os distritos de Portugal, até às 21:oo h do dia 30 de Julho.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) apela a todos os cidadãos para que sejam adotadas as necessárias medidas de prevenção e precaução assim como comportamentos adequados junto aos espaços florestais, onde o uso do fogo é, nesta altura do ano, expressamente proibido, dentro do lema “Portugal sem fogos depende de todos”.
O dia de ontem ficou já marcado por vários incêndios florestais de grandes dimensões – sobretudo na zona norte – e pela grande actividade dos bombeiros de Vizela, que estiveram presentes em Frades e Guilhofrei – em apoio aos bombeiros de Vieira do Minho, em Brito – Guimarães e Pedralva – Braga. Foram combatidos ainda dois focos de incêndio dentro da nossa área directa de intervenção, em Infias (VRCI 03 e 3 bombeiros) e São Martinho do Conde (VRCI 03 com 5 elementos).