Foi hoje apresentado, durante o Seminário Internacional “RISCO SÍSMICO – Despertar Consciências | Activar comportamentos”, organizado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, o primeiro simulacro nacional de preparação para sismos, que terá lugar no dia 24 de Novembro, pelas 11.15 horas.
Portugal, devido à sua situação geográfica, está sujeito ao risco sísmico, como atestam os terramotos ocorridos em 1755 e outros com impactos mais circunscritos, como os de 1909 (Benavente), 1969 (Algarve), 1980 (Terceira) ou 1998 (Faial).
Ainda recentemente, na madrugada do dia 17 de Dezembro de 2009, ocorreu um sismo que apesar de não ter provocado danos, foi sentido no continente, com mais intensidade na zona do Algarve, tendo gerado algumas situações de pânico.
O exercício público nacional de preparação para sismos, designado de «Terramoto», é uma acção de sensibilização da sociedade civil que permitirá aos cidadãos conhecer quais os procedimentos em caso de sismos, e decorrerá essencialmente nas escolas, centros comerciais e praças de município.
Acompanharemos estas acções neste site.